terça-feira, 9 de abril de 2024

Tartessos e os Fenicios - Livro

Tartessos and the Phoenicians 
in Iberia

Celestino, S. & López-Ruiz, C. (2016): Tartessos and the Phoenicians in Iberia. Oxford University Press. Oxford  ISBN: 978–0–19–967274–5
  
  
Sinopse  
Dotada de uma riqueza extraordinária em metais e estrategicamente posicionada entre as rotas comerciais do Atlântico e do Mediterrâneo na época da expansão colonial grega e fenícia, Tartessos floresceu no século VIII A.C. Tartessos tornou-se uma cultura urbana alfabetizada e sofisticada no sudoeste da Península Ibérica (hoje Espanha e Portugal), enriquecida por contactos comerciais com o Egeu e o Levante desde pelo menos o século IX. 


Na sua cultura material (arquitetura, bens funerários, santuários, artes plásticas), vemos como elementos nativos se combinaram com inovações “orientais” importadas introduzidas pelos fenícios. Historiadores da categoria de Heródoto e Tito Lívio, geógrafos como Estrabão e Plínio, periploi grego e púnico e talvez até textos fenícios e hebraicos, testemunham o poder, a riqueza e a proeminência desta civilização mediterrânica mais ocidental.


Os arqueólogos, por sua vez, demonstraram a existência de uma sociedade fascinante e complexa, com fortes raízes locais e um brilho internacional. No entanto, por razões ainda misteriosas, Tartessos não atingiu um período "clássico" como o fizeram as suas culturas emergentes ao mesmo tempo (etruscos, romanos, gregos).


Este livro combina a experiência de seus dois autores em arqueologia, filologia e história cultural para apresentar uma visão abrangente, coerente, teoricamente atualizada e informativa das descobertas, fontes e debates em torno desta intrigante cultura da antiga Península Ibérica e sua complexa identidade híbrida vis-à-vis os fenícios ocidentais. Este livro será de grande interesse para estudantes de clássicos, arqueologia e história antiga. 
  

INDEX


+INFO sobre o livro em: Tartessos & the Phoenicians

Sem comentários:

Enviar um comentário