sábado, 6 de abril de 2024

O Primeiro Imperio Nómade

Xiongnu: The World's First Nomadic Empire 

Miller, B. K. (2024): Xiongnu: The World's First Nomadic Empire. Oxford Studies in Early Empires. Oxford University Press. Oxford. 
  
Sinopse  
Este livro levanta o caso do primeiro império nómade do mundo, o Xiongnu, como um excelente exemplo dos desenvolvimentos sofisticados e da poderosa influência dos regimes nómades. 




Partindo de uma conceptualização das instituições sociais e económicas dos pastores móveis, os capítulos coletivos traçam o percurso do Império Xiongnu desde antes da sua ascensão inicial, passando pelas guerras que o desafiaram e pelas reformas que o tornaram mais forte, ao legado deixado após a sua ascensão e eventual queda.


Xiongnu expõe as práticas económicas e as convenções sociais dos pastores das estepes como bases férteis para instituições e infra-estruturas do império, e apresenta um modelo de "impérios de mobilidades", que envolveu menos o controlo das cidades e territórios e mais dos movimentos das comunidades e do capital. para alimentar os seus regimes. 



Ao unir exames arqueológicos com investigações históricas, Bryan K. Miller apresenta uma narrativa mais complexa e matizada de como um império firmemente baseado na estepe há mais de dois mil anos conseguiu formular uma economia política robusta e uma matriz política complexa que capitalizou as mobilidades. e formas alternativas de participação política, e permitiu que os Xiongnu dominassem vastos reinos da Eurásia central e deixassem efeitos geopolíticos duradouros nos muitos mundos ao seu redor.

INDEX


+INFO sobre o livro em: Xiongnu

Sem comentários:

Enviar um comentário