segunda-feira, 1 de abril de 2024

Manual de Ciência Cognitiva das Religiôes

Oxford Handbook of the Cognitive Science of Religion

Barrett, J.L. (2022): Oxford Handbook of the Cognitive Science of Religion. Oxford University Press. Oxford ISBN: 9780190693350   DOI: 10.1093/oxfordhb/9780190693350.001.0001
   
Sinopse   
Por que as crenças e comportamentos religiosos têm sido quase universais nas sociedades humanas? O que explica as semelhanças e diferenças ao longo do tempo e entre culturas? A resposta poderia estar no cérebro humano?.


Os estudiosos da ciência cognitiva da religião (CSR) acreditam que sim, a prevalência da religião é resultado da maneira como nossas mentes funcionam. Os avanços da CSR na psicologia explicam vários padrões de pensamento e ação religiosos. Esta abordagem científica cresceu rapidamente nas últimas décadas. No entanto, tem sido frequentemente confundido com assuntos relacionados, como evolução e neurociência. A CSR não é nenhuma das duas coisas: ela ultrapassa a linha entre as ciências cognitivas e o estudo da religião.


O Manual Oxford da Ciência Cognitiva da Religião identifica diretamente as contribuições únicas da CSR e esclarece sua relação com disciplinas vizinhas. Com contribuições dos fundadores da área e de suas estrelas em ascensão, este volume oferece uma visão crítica de mais de 25 anos de pesquisa. 

Desde discussões sobre a natureza humana até o papel do ritual, os colaboradores oferecem análises abrangentes e aprofundadas de questões-chave em CSR. Os leitores terão uma variedade de pontos de entrada para compreender verdadeiramente onde esteve a CSR, onde está e para onde poderá ir.

INDEX


+INFO sobre o livro em:  Handbook of CSR

Sem comentários:

Enviar um comentário