segunda-feira, 1 de abril de 2024

Caçadores-Coletores de Palavras - Palestra


Deixamos aqui a esta interessante palestra organizada por Radical Anthropology Group e proferida pelo linguista evolutivo Cedric Boeckx que levou por titulo "Caçadores-coletores de palavras". Cedric Boeckx é professor pesquisador no Instituto Catalão de Estudos Avançados (ICREA). Sua pesquisa atual concentra-se no desenvolvimento de novas maneiras de esclarecer os fundamentos neurobiológicos da faculdade da linguagem humana. 


Muita atenção foi dada aos aspectos combinatórios da linguagem humana e como elas podem ter evoluído. Comparativamente menos atenção tem sido dedicada às unidades de combinação, as “palavras”. Argumentarei que fazer perguntas evolutivas sobre “palavras” nos permite abordar questões mais amplas sobre nossa constituição cognitiva e, crucialmente, as comunidades nas quais ocorre a aquisição/uso da linguagem. 


Examinar os pré-requisitos que uma cultura simbólica rica impõe nos ajuda a investigar mais profundamente a natureza da pró-socialidade (e seus limites) em nossa espécie.


Sem comentários:

Enviar um comentário