terça-feira, 2 de abril de 2024

Os Filhos de Remo - Livro

The Sons of Remus

Johnston, A. C. (2017):  The Sons of Remus: Identity in Roman Gaul and Spain. Harvard University Press. Cambridge, Massachusetts  ISBN: 9780674660106

Sinopse   
As histórias da Roma antiga há muito enfatizam as formas como o império assimilou as sociedades que conquistou, levando a civilização aos supostos bárbaros. No entanto, as interpretações desta “romanização” da Europa Ocidental tendem a apagar as identidades e tradições locais do quadro histórico, deixando-nos com uma compreensão incompleta das diversas culturas que floresceram nas províncias distantes de Roma.


Os Filhos de Remo recaptura as experiências, memórias e discursos das sociedades que compunham o tecido de retalhos variegado das províncias ocidentais do Império Romano. Concentrando-se na Gália e na Espanha, Andrew Johnston explora como os habitantes dessas províncias, embora adotassem voluntariamente certos costumes romanos e reconhecessem a autoridade imperial, nunca se tornaram exclusivamente romanos. 




As suas auto-representações na literatura, nas inscrições e nas artes visuais reflectem identidades enraizadas num sentimento de pertença às comunidades indígenas. Os provinciais desempenhavam papéis variáveis ​​para diferentes públicos, ensaiando tradições em casa enquanto subvertiam os estereótipos romanos de druidas e rústicos no exterior.


Observa as evidências nas fontes antigas, livros de viagens, mitos e cultos de heróis, sistemas de cronometragem, genealogias, monumentos; Johnston mostra como as comunidades da Gália e da Espanha equilibraram suas identidades locais com o seu status como súbditos romanos, à medida que preservaram uma memória cultural de seu passado pré-romano e teceram as suas próprias narrativas na mitologia romana. 


Os romanos se viam como herdeiros de Rômulo, o lendário fundador da cidade eterna; do outro irmão, os provinciais do oeste receberam uma herança complicada, que moldou a história dos filhos de Remo.
  

INDEX

Introduction p. 1

1. Selves p. 10

2. Others p. 67

3. Local Past p. 125

4. Roman Past p. 190

5. Performances of Identity p. 231

Conclusion p. 277

Abbreviations p. 283

Notes p. 285

Bibliography p. 377

Acknowledgment p. 409

Index p.  411


Disponivel em: The Sons of Remus

Sem comentários:

Enviar um comentário