quarta-feira, 10 de abril de 2024

O Assentamento de Must Farm - Livro

Must Farm pile-dwelling

   
Ballantyne, R., Cooper, A., Gibson, D., Knight, M., & Robinson Zeki, I. (2024): Must Farm pile-dwelling. Vol. 1-2.  McDonald Institute for Archaeological Research. Cambridge.  ISBN: 978-1-913344-17-7; 978-1-913344-15-3   DOI: 10.17863/CAM.106697; 10.17863/CAM.106698

Sinopse  
O assentamento sob pilares da Idade do Bronze Final em Must Farm é um dos sítios pré-históricos mais importantes e mais bem preservados escavados sistematicamente na Europa. O assentamento compreendia uma paliçada curva envolvendo cinco casas sobre palafitas erguidas acima de um canal de rio de água doce, na borda de uma das paisagens mais intensamente estudadas  da Idade do Bronze britãnica:  a Bacia Flag Fen.




Construída em meados do século IX a.C., a moradia foi engolida por um incêndio catastrófico menos de um ano após a construção, enviando os edifícios e o seu conteúdo rico em artefactos para as águas lentas abaixo. Uma combinação de fogo, água e soterramento rápido garantiu níveis extraordinários de preservação, enquanto a forma de colapso e a brevidade do assentamento deram aos restos estruturais e aos seus vibrantes conjuntos de materiais uma qualidade inusitada. 




Cada família tinha seu próprio inventário composto por tecidos, recipientes de madeira, cerâmica,ferramentas de bronze e restos dispersos de colares de contas de vidro. Os restos de comida incluíam ossos de animais selvagens e domésticos sacrificados, plantas e sementes carbonizadas e até mesmo resíduos queimados de comidas individuais.




Esta investigação abrangente e metodologicamente inovadora, que incorpora uma série de estudos científicos e colaborações entre os principais especialistas, fornece dados sem precedentes sobre a natureza da vida diária e da prática doméstica na sociedade da Idade do Bronze. Estes desafiam muitas expectativas sobre os mundos materiais que as pessoas habitavam, lançando uma nova luz sobre aspetos da arquitetura, abundância de materiais, hábitos alimentares, gestão de florestas, mudanças paisagísticas e vida em zonas húmidas. 


Os resultados coletivos são verdadeiramente inovadores para a Arqueologia de Zonas Húmidas e estudos mais amplos da Idade do Bronze. O Volume 1 apresenta uma síntese interpretativa temática do sítio, com foco na paisagem, arquitetura e ocupação, enquanto o Volume 2 oferece estudos aprofundados sobre a configuração do rio, construção, datação, cultura material e vestígios biológicos.


Must Farm pile-dwelling settlement Vol. 1  
Landscape, architecture and occupation PDF

Must Farm pile-dwelling settlement Vol. 
Specialist reports  PDF



Sem comentários:

Enviar um comentário