quinta-feira, 4 de abril de 2024

Genero e Mudança na Arqueologia

Gender and Change in Archaeology

Palincaş, N. & Martins, A.C (2024): Gender and Change in Archaeology. European Studies on the Impact of Gender Research on Archaeology and Wider Society. Interdisciplinary Contributions to Archaeology. Springer. Cham.  ISBN: 978-3-031-52154-6  DOI: 10.1007/978-3-031-52155-3


Sinopse  
Este volume apresenta as várias formas pelas quais o estudo do género faz a diferença na investigação arqueológica, no meio académico arqueológico e no pensamento do público sobre o género e considera caminhos para o desenvolvimento futuro. 


Ele aborda questões como por que o género é importante para a arqueologia, ao mesmo tempo em que examina o género de vários ângulos (incluindo aspetos como subjetividade, incorporação, dieta, perspetivas multifacetadas e intersecionalidade) e em vários períodos (pré-história, Antigo Egito, antiguidade romana, Idade Média e períodos moderno e contemporâneo). Discute também a relação entre a arqueologia e outras áreas académicas que envolvem o estudo de género, assim como as representações e debates sobre género na mídia.




O tema 'género e mudança na arqueologia' surgiu das preocupações expressas na comunidade de trabalho 'Arqueologia e Género na Europa' (AGE) da Associação Europeia de Arqueólogos (EAA) no que diz respeito ao futuro da arqueologia de género. Este livro une investigadores da arqueologia de género a partir de duas perspetivas: a dos arqueólogos de género de meios académicos onde o estudo do género está estabelecido há muito tempo e que, entretanto passaram a sentir que esta via de investigação se tinha tornado previsível e perdeu o seu poder provocador, e a dos arqueólogos de género de países onde este campo foi introduzido apenas recentemente e que, embora mais entusiasmados com a utilidade da arqueologia de género, estão preocupados em como divulgá-la entre pares céticos. 




Ambos os grupos de arqueólogos argumentam principalmente que, quatro décadas depois, o estudo do género na arqueologia ainda é capaz de gerar mudanças consideráveis ​​na nossa compreensão das sociedades passadas e atuais. O volume é de interesse principalmente para arqueólogos e pesquisadores de estudos de género.

INDEX


+INFO sobre o livro em: Gender & Change in Archaeology

Sem comentários:

Enviar um comentário