segunda-feira, 1 de abril de 2024

Que nos faz Sociais? - Livro

What Makes Us Social? 

Frith, C. & Uta Frith, U. (2023): What Makes Us Social?. Jean Nicod Lectures. MIT Press. Cambridge, Massachusetts ISBN: 9780262375498  DOI: 10.7551/mitpress/10400.001.0001
 
Sinopse  
O que nos faz sociais? é uma exploração acadêmica, mas acessível, dos processos subjacentes que tornam os humanos a espécie mais social do planeta. Chris e Uta Frith, pioneiros no campo da neurociência cognitiva, analisam as muitas formas de comportamento social que nós, humanos, partilhamos com outros animais e examinamos a forma especial que apenas os humanos possuem, incluindo o seu lado escuro. 


Estas capacidades exclusivamente humanas permitem-nos refletir sobre o nosso comportamento e partilhar essas reflexões com outras pessoas, o que por sua vez nos permite raciocinar por que fazemos as coisas e exercer algum controlo sobre os nossos comportamentos automáticos. Como resultado, podemos aprender cooperativamente com outros e criar e valorizar artefactos culturais que sobrevivem através das gerações.


Indo além de como nos conhecemos e compreendemos as mentes dos outros, Frith e Frith investigam como nos adaptamos mutuamente para fazer as interações sociais funcionarem. Este livro se destaca pela aplicação de uma estrutura computacional – que se encontra na intersecção da psicologia e da inteligência artificial – a conceitos-chave da cognição social, como empatia, confiança, identidade de grupo e gestão de reputação. 


Em última análise, o que nos torna sociais? é um exame profundo das maneiras como nos comunicamos, cooperamos, compartilhamos e competimos com outros humanos e como essas capacidades nos definem como espécie.

INDEX


Descarregar o livro em: What make us Social?

Sem comentários:

Enviar um comentário