quinta-feira, 4 de abril de 2024

Romanização do Picenum e o Ager Gallicus

Picenum and the Ager Gallicus

Boschi, F., Giorgi, E. & Frank Vermeulen, F. (2020): Picenum and the Ager Gallicus at the Dawn of the Roman Conquest. Archaeopress. Oxford   ISBN: 9781789696998

Sinopse  
Este volume apresenta uma coleção  de artigos apresentados num Workshop Internacional realizado em Ravenna em 2019, que se centrou na transição da cultura itálica a sociedade romana na área central do Adriático – as regiões do Ager Gallicus e Picenum- sob o domínio romano entre os séculos IV  e II A.C.




Ao reunir a experiência da investigação internacional sobre este tema, o volume destaca um período que marca uma profunda transformação em toda a Itália central, analisando as relações entre os assentamentos centrais e os seus territórios e, de forma mais geral, medindo o impacto dos primeiros A romanização na estrutura territorial, na organização social e nos substratos culturais das populações aqui residentes. 




O volume discute também aspetos metodológicos relativos às melhores práticas de trabalho de campo, investigação paisagística e estudo da cultura material, identificando linhas de investigação e perspetivas para o futuro aprofundamento do conhecimento neste período crucial da arqueologia central do Adriático.

INDEX


Descarregar o livro em:  Picenum & Ager Gallicus

Sem comentários:

Enviar um comentário