segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Sociedades Precapilatistas Nº 12 - 2022

Homenaje a Jose Luís Romero

Sociedades Precapitalistas Vol 12 - 2022



A revista Sociedades Precapitalistas dedica no seu ultimo um dossiê em homenagem ao historiador argentino Jose Luís Romero (1909-1977). Mais conhecido pela sua obra sobre o período medieval, Jose Luís Romero, se formou inicialmente como historiador da Antiguidade com um tese sobre a historia social de Roma e a figura dos Gracos.


Desde estas temáticas iniciais Romero deslocou-se primeiro a um âmbito ainda em desenrolo como era o da Antiguidade Tardia e de ai a Medievalismo, no que pranteou uma linha de pesquisa centrada no desenrolo da cidade a longo prazo e da classes urbanas, em especial a burguesia, desde um ponto de vista que integrava tanto a história das mentalidades, a economia e a história social, protolongando-se até a primeira modernidade. Temáticas na que realizou importantes contributos


Além de esta dedicação como medievalista Romero nunca abandonou de todo a preocupação pelo mundo da Antiguidade o qual entendia em certa forma em uma linha de continuidade dinâmica com os seus estudos medievais, e aportou importantes contributos sobre a antiguidade greco-romana que aparecem destacados nos contributos do volume.


Aproveitámos igualmente para comentar que parte da obra do autor assim como diversa documentação sobre ele esta disponibilizada on-line no site jlromero.com.ar mantido pelo filho do autor, também historiador, junto a outro colaboradores e discípulos de J.L Romero.

   
Artículos

Exilios y migraciones en la Atenas de finales del siglo V a.C.: 
las exclusiones de la ciudadanía y los golpes oligárquicos
Julian Gallego

Política popular en el umbral de la violencia durante
 la crisis de la República romana
Juan Manuel Gerardi


Estudios Bibliográficos

El Boletín de Historia Social Europea
Carlos Astarita

Pasiones creativas. Una reseña de Duplá, A., Núñez, Ch. y Reimond, G. (eds.) Pasión por la historia antigua. De Gibbon a nuestros días. Pamplona: Urgoiti Editores. Creative passions. A review of Duplá, A., Núñez, Ch. y Reimond, G. (eds.) Pasión por la historia antigua. De Gibbon a nuestros días. Pamplona: Urgoiti Editores
Pablo Sarachu


Reseñas

Clemente Quijada, Luis. El mundo rural extremeño (SS. XIII-XVI). Paisaje, sociedad y poderes en el Maestrazgo de Alcántara.
 Badajoz: Diputación de Badajoz, 2020
Corina Julia Luchía


Dosier: Homenaje a José Luis Romero

Presentación del Dosier: Homenaje a José Luis Romero
Carlos García Mac Gaw

José Luis Romero y la crisis de la república romana
Carlos García Mac Gaw

José Luis Romero medievalista. Años 1940-1967
Carlos Astarita
   


Ir ao número da revista:  Sociedades Precapitalistas Nº 12

Sem comentários:

Enviar um comentário