sábado, 24 de dezembro de 2022

Arqueologia dos Parisios - Palestra


Aproveitámos para deixar aqui o vídeo de esta palestra proferida pelo arqueólogo Thierry Lejars é investigador do CNRS e membro da unidade de pesquisa mista "Arqueologia e Filologia do Oriente e do Ocidente" da École Normale Supérieure sobre o povo gaules dos parisii.

Descoberta no final da década de 1990, a necrópole de Roissy (Val-d'Oise) é, com seus dois túmulos de carruagens e seus objetos de arte, um dos principais locais de conhecimento dos Parisii, o povo gaulês da segunda idade .du Fer, cuja principal fortaleza era Lutèce e controlava o curso médio do Sena, entre a Gália belga ao norte e a celta ao sul. 

A qualidade e originalidade dos bronzes ornamentados desenterrados também o tornam um local de primordial importância para o estudo da arte celta e da civilização no seu conjunto. Esta necrópole e sítios contemporâneos semelhantes (Le Plessis-Gassot, Bouqueval, Gonesse, Nanterre, Bobigny, Saint-Maur-des-Fossés, etc.) colocam o problema da origem dos Parisii e inauguram um período de mudança marcado por transformações radicais tanto do ponto de vista social quanto econômico.





Sem comentários:

Enviar um comentário