domingo, 4 de dezembro de 2022

Fronteiras de Águra - Frontieres Nº 7

Les frontières de l'eau

Frontières Nº 7, 2022

 

Para as comunidades do passado, como agora, a água representa um limite material ou simbólico em divesos aspectos de sua vida e meio ambiente. É um limite territoriais sao concebido de distintas formas e os povo utilizam frequentemente elementos significativa da paisagem, em particular os cursos de água, para demarcar os limites da sua influência administrativa e política.

Além da fronteira topográfica, o acesso aos recursos aquáticos, o abastecimento dea água comumente refletem uma separação social que evidencia relações de controle/domínio/regulação e poder.

Finalmente, existe também a dimensão espiritual, mágico-religiosa, até mesmo sagrada ligada à água, que pode marcar a fronteira entre o profano e o sagrado, e garantir uma porta de entrada assim como um limite, entre o mundo dos homens e o mundo divino.

Partindo destas premissas o ultimo numero da revista Frontieres oferece um quadro de dentro qual questionar-se podem tematicas como o caracter delimitador, divisor ou mesmo restritivo das aguas como elemento entre os povos da Antiguidade



INDEX


Descarregar o número da revista em:  Frontieres Nº 7

Sem comentários:

Enviar um comentário