quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

A Celtização - Migração ou Aculturação?


La formation de l'entité Celtique: migration ou acculturation ?


Em esta breve palestra do ano 2015 dentro do coloquio Archéologie des Migrations, da qual deixamos embaixo o vídeo, o arqueólogo Patrice Brun, um dos principais especialistas europeus no estudo dos celtas da Idade do Ferro, faz uma síntese do estado da questão sobre a 3       etnogénese de este grupo linguístico e cultural. 


O contributo se centra na necessidade de uma explicação coerente e acorde com o contexto com os dados disponíveis, pranteando quais foram as dinâmicas e período cronológico nos que devemos situar a formação de um certa koine cultural reconhecível que fundaria as culturas celtas conhecidas em época histórica posterior.


Sinopse: 
     
As migrações celtas dos séculos IV e III aC para o norte da Itália, Europa Central e Ásia Menor são bem conhecidas e nunca foram debatidas. Para a expansão inicial de uma vasta entidade cultural celta, seu caráter migratório ou não continua, por outro lado, a suscitar oposições frontais de natureza fundamentalmente ideológica.



A história das ideias sobre esta questão permite uma melhor compreensão das posições teóricas atuais. O autor tinha proposto situar a formação do vasto conjunto cultural celta já no terceiro milénio aC e explicá-la pela ativação de redes comerciais a longa distancia, animadas pelas elites sociais, ao mesmo tempo que ocorriam migrações de indivíduos e pequenos grupos.


Porém, essa ideia de favorecer principalmente as dinâmicas culturais pareceu -aparentemente- ter sido seriamente questionada pelos resultados das análises paleo-genéticas. Em esta palestra apresentasse de novo as questões anterior em correlação com resultados arqueológicos e genéticos permite propor algumas respostas compatíveis com o estado do conhecimento arqueológico conhecido.

     
Algo de Bibliografia

Brun, P. (2006): "L’origine des Celtes. Communautés linguistiques et réseaux sociaux" in: Vitali, D.(edit.):  Celtes et Gaulois, l’Archéologie face à l’Histoire, 2 : la Préhistoire des Celtes. Actes de la table ronde de Bologne-Monterenzio,28-29 mai 2005. Glux-en-Glenne. Bibracte, Centre archéologique européen. pp. 29-44   PDF

Brun, P. (2007):"Les Celtes à la lumière de l’archéologie" Archéopages Nº 18: Dossier Migrations, pp. 16-21  PDF


Sem comentários:

Enviar um comentário