terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Rituais Indo-Europeus do Lume - Livro

Indo-European Fire Rituals 

Cattle and Cultivation, Cremation and Cosmogony

Kaliff, A. & Terje Oestigaard, T. (2023): Indo-European Fire Rituals: Cattle and Cultivation, Cremation and Cosmogony. Routledge. Londres. ISBN: ISBN: 978-1-032-29293-9 DOI: 10.4324/9781003300915
  

Sinopse: 
Rituais de fogo indo-europeus é um estudo comparativo dos rituais de fogo indo-europeus do folclore moderno e etnografia na Escandinávia e material arqueológico na Europa desde a Idade do Bronze até as origens védicas do cosmos na Índia e as cremações de hoje em piras abertas no hinduísmo.

Explorando os rituais e sacrifícios de fogo indo-europeus ao longo da história e o fogo em seu papel fundamental em ritos e práticas religiosas, este livro analisa os rituais de fogo como estrutura unificadora no tempo e no espaço nas culturas indo-européias da Idade do Bronze em diante. Ele faz a pergunta como e por que o fogo era o poder supremo na cultura e na cosmologia? O fogo como agente e divindade era fundamental em todos os grandes sacrifícios.

Na Europa, os fogos rituais relacionados com a agricultura e a fertilidade também podem explicar o enigma da cremação. Restos cremados eram moídos e usados em rituais de fertilidade, e os fogos ancestrais desempenhavam um papel essencial na metalurgia e na criação do cosmos. Assim, o papel dos rituais de fogo na cultura e na cosmologia permite uma compreensão única dos processos históricos de desenvolvimento.

Para estudantes e acadêmicos que estudam a história da cultura indo-européia a partir da Idade do Bronze, este livro tem um amplo público interdisciplinar, incluindo arqueologia, etnografia, folclore, religião e estudos indo-europeus.


INDEX   

Preface

1. Fire rituals and the Indo-European heritage

2. Hearts in hearths: Ancestors and deities

3. Seasonality and fire festivals

4. Cremation and cultivation in the North

5. Fires from heaven: The links between East and West

6. The Indo-Iranian culture and its rituals of fire

7. Cremation, sacrifice and cosmogony in Hinduism

References



+INFO sobre o livro em:  Indo-European Fire Rituals

Sem comentários:

Enviar um comentário