quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Os Gauleses contra o Estado ? - Livro


Des premières communautés paysannes à la naissance de l'État 


Krausz, S. (2016): Des premières communautés paysannes à la naissance de l’État dans le Centre de la France : 5000-50 a.C. Collection Scripta antiqua Vol. 86, Institut Ausonius. Bordeux ISBN: ISBN: 978-2-35613-154-6.


Sinopse: 

Este livro é dedicado à formação de sistemas políticos proto-históricos durante um período de 5.000 anos. A primeira parte apresenta uma cartografia GIS de 8.000 locais registrados no banco de dados Patriarche do Ministério da Cultura em toda a região do Centro-Val de Loire. Do Neolítico Antigo à Idade do Ferro, mostra a evolução do povoamento desde o início da sedentarização até à formação das três civitates da Idade do Ferro: Turons, Carnutes e Bituriges.


A segunda parte concentra-se mais especificamente na análise de três complexos arqueológicos emblemáticos da região Centro: os famosos sítios de Fort-Harrouard (Eure-et-Loir), Sublaines (Indre-et-Loire) e Levroux (Indre) são re- examinados para reconstruir a formação de três territórios singulares ao longo do tempo. Com base nas questões da antropologia política, a última parte inclui uma reflexão teórica sobre o nascimento do Estado na Idade do Ferro.


Uma abordagem original combina dados arqueológicos e recursos textuais, confrontados com modelos antropológicos. Do reino mítico de Ambigatus às Guerras Gálicas, os dados arqueológicos são confrontados com textos e depois com as teorias da antropologia política. Da residência principesca Hallstattiana de Bourges ao último La Tène oppida de Berry, a história política dos celtas gradualmente toma forma.



INDEX
   
   

+INFO sobre o livro no site: Ausonius

Sem comentários:

Enviar um comentário