domingo, 11 de dezembro de 2022

Cambio Climático e tecnologia no Mesolítico




Mudanças nas ferramentas de pedra podem mostrar como os caçadores-coletores do Mesolítico responderam às mudanças climáticas


 

O desenvolvimento de novos projéteis de caça por caçadores-coletores europeus durante o Mesolítico pode estar ligado à territorialidade em um clima em rápida mudança, de acordo com um estudo publicado em 17 de julho de 2019 na revista de acesso aberto Plos One por Philippe Crombé, da Universidade de Ghent , Bélgica.

Como resultado do aquecimento ocorrendo a uma taxa de ca. 1,5 a 2°C por século, os caçadores-coletores na Europa durante a era mesolítica (aproximadamente 11.000-6.000 anos atrás) experimentaram mudanças ambientais significativas, muito semelhantes às que enfrentamos hoje: aumento do nível do mar, aumento da seca, migrações de plantas e animais e incêndios florestais. Aqui, Crombé examinou micrólitos, pequenas pontas de flechas/farpas de pedra usadas na caça, para ver como seu desenho e uso pelos caçadores-coletores do Mesolítico mudou em conjunto com as mudanças climáticas e ambientais.

Com base na pesquisa arqueológica das últimas duas décadas, Crombé usou a modelagem bayesiana para revelar possíveis correlações entre 228 datas de radiocarbono específicas para sítios mesolíticos ao longo da bacia do Mar do Norte do sul e os diferentes tipos e formas de micrólitos (triângulos, crescentes, em forma de folha e visco micrólitos, trapézios, etc.) encontrados nesses locais.

O novo modelo mostrou que a variação nas formas dos micrólitos é muito mais complexa do que se acreditava anteriormente, com frequente coexistência entre as formas. Crombé levanta a hipótese neste estudo de que essas diferentes formas de micrólitos de pedra foram desenvolvidas principalmente como um meio de diferenciar entre diferentes grupos que vivem ao longo da bacia do Mar do Norte (pesquisas anteriores sugeriram que havia duas culturas diferentes e geograficamente distintas nesta região). 

À medida que o nível do mar subiu e os antigos ocupantes da bacia do Mar do Norte foram forçados a novas áreas, o aumento da competição por recursos e o estresse podem ter aumentado a territorialidade, incluindo o uso de tais símbolos de associação ao grupo. Os desenvolvimentos na forma dos micrólitos também parecem ligados a eventos climáticos curtos (1 a 2 séculos), mas abruptos (que teriam sido ligados ao aumento da mudança ambiental e demográfica): micrólitos em forma de triângulo foram introduzidos após um evento de resfriamento abrupto no início do Mesolítico associado com erosão e incêndios florestais. 

Um evento climático semelhante 1.000 anos depois coincidiu com o aparecimento de pequenos bladelets e micrólitos retocados de forma invasiva, e uma ponta de flecha em forma de trapézio ainda mais recente substituiu esses micrólitos mais antigos ao mesmo tempo que um terceiro evento causador de resfriamento e seca outros 1.000 anos depois.

Mais pesquisas são necessárias, mas Crombé sugere que uma abordagem holística pode ajudar a determinar se essas mudanças climáticas e ambientais também afetaram outros aspectos do comportamento mesolítico.vCrombé acrescenta: 

Caçadores mesoliticos, foto original: Frank Wiersema

"Em resposta ao rápido aquecimento climático há cerca de 11.500 anos, caçadores-coletores ao longo do sul do Mar do Norte (noroeste da Europa) enfrentaram mudanças ambientais semelhantes às que encontramos hoje, como rápida elevação do nível do mar , aumento da seca e incêndios florestais e migração de pessoas, plantas e animais. Ao estudar o equipamento de caça, este artigo investiga como esses caçadores-coletores lidaram com essas mudanças."

    

Fonte: Public Library of Science

      

Philippe Crombé, Ph. (2019): "Projectile variability along the southern North Sea basin (NW Europe): Hunter-gatherer responses to repeated climate change at the beginning of the Holocene" Plos One  Nº 4(7) pp. 1-19  DOI: 10.1371/journal.pone.0219094  

   


Sem comentários:

Enviar um comentário