Human Sacrifice and Value
Walsh, M.J., O'Neill, S., Moen, M., Gullbekk, S.H. & E.J.M. (2024): Human Sacrifice and Value. Revisiting the Limits of Sacred Violence from an Anthropological and Archaeological Perspective. Routledge. Londres. ISBN: 9781003242475 DOI: 10.4324/9781003242475
Sinopse
Este volume explora conceitos de sacrifício humano, concentrando-se no seu valor –ou multiplicidade de valores– em termos culturais e temporais relativos, quer o sacrifício seja expresso em assassinatos reais, ou em ideias que giram em torno de violência, a perda ritualizada, sancionada ou santificada ritualmente, e muitas vezes sublimada.
consagração de bandeiras com o sangue dos chineses mortos pelo Ja Lama em Kobdo em 1912, pintura de Osor Budaev, 1934
A obra une uma ampla variedade de perspetivas interdisciplinares, e analisa um espectro de lógicas e ações sacrificiais, desafiando-nos a repensar o nosso conhecimento sobre o sacrifício, considerando os valores e motivações muitas vezes ocultos, subliminares e até paradoxais que fundamentam os atos sacrificiais.
Os capítulos dão a atenção necessariamente a questões fundamentais nos estudos do sacrifício e da violência ritualizada – tais c forma como podemos empregar novas abordagens às evidências existentes ou rever teorias há muito debatidas sobre o que exatamente é ou poderia ser o “sacrifício humano”, ou por que o sacrifício humano parece emergir com tanta frequência e facilidade na experiência social humana ao longo de tempo, culturas e contextos históricos muito diferentes.
Assim, o volume irá tocar os estudiosos da sociologia, antropologia, arqueologia, história, estudos religiosos, ciência política e economia –onde quer que o interesse esteja focado em repensar criticamente as questões da violência humana sagrada e santificada, e os valores que a tornam o que é.
INDEX
+INFO sobre o livro em: Human Sacrifice & Value
Sem comentários:
Enviar um comentário