The Hunter, the Stag,
& the Mother of Animals
Jacobson-Tepfer. E. (2015): The Hunter, the Stag, and the Mother of Animals: Image, Monument, and Landscape in Ancient North Asia. Oxford University Press. Oxford.
Sinopse
A antiga paisagem do Norte da Ásia deu origem a uma narrativa mítica de nascimento, morte e transformação que refletia as dificuldades da vida dos antigos caçadores e pastores nômades. Dos protagonistas centrais, tendemos a privilegiar o caçador herói da Idade do Bronze e a sua reencarnação como guerreiro na Idade do Ferro.
Mas diante dele e, em certo sentido, atrás dele estava um poder feminino, meio animal, meio humano. Dela veio a permissão para caçar os animais da taiga, e por ela eles foram reabastecidos. Ela foi, em outras palavras, a fonte do sucesso do caçador. O cervo chegou tarde a esta história, um símbolo complexo de morte e transformação incorporado no que acabou se tornando uma luta pela prioridade entre a mãe animal e o caçador de heróis.
Desta região não existem textos escritos que iluminem a pré-história, e as centenas de sepulturas espalhadas pela estepe revelam pouco relacionado com mitos e crenças antes do final da Idade do Bronze. O que eles nos dizem é que povos e culturas vieram e desapareceram, deixando para trás enormes montes de pedra, altares e pedras monolíticas, bem como milhares de imagens petroglíficas. Com O caçador, o cervo e a mãe dos animais,
Esther Jacobson-Tepfer usa esse material para reconstruir a pré-história do mito e da crença no antigo Norte da Ásia. A sua narrativa coloca monumentos e imagens no contexto da paisagem física e ao considerar todos os três elementos
INDEX
+INFO sobre o livro em: The Hunter, the Stag & the Mother
Sem comentários:
Enviar um comentário