segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Mito, Matriarcado e Modernidade - Livro

Myth, Matriarchy and Modernity

Davies, P. (2010):  Myth, Matriarchy and Modernity: Johann Jakob Bachofen in German Culture. 1860–1945. Interdisciplinary German Cultural Studies Vol. 7. Walter De Gruyter. Berlin.


Sinopse  
Este estudo explora a prevalência na cultura alemã de mitos sobre antigas sociedades matriarcais, discutindo a sua presença na política de esquerda e de direita, na escrita feminista e antifeminista, na sociologia, na psicanálise e na produção literária. 


Ao traçar a influência das obras do jurista e teórico do matriarcado suíço, Johann Jakob Bachofen (1815-1887), e as controvérsias sobre a recepção e interpretação de sua obra, este estudo mostra como o debate sobre as origens matriarcais da cultura foi inextricavelmente ligada às ansiedades sobre a modernidade e as identidades de gênero na virada do século XX. 




Ao ir além da discussão dos autores canónicos e levar a sério o âmbito da discussão, torna-se claro que não é possível reduzir as teorias matriarcais a qualquer ideologia política específica; em vez disso, funcionam como um contradiscurso mítico a uma modernidade concebida como opressiva, racional e masculina.

INDEX


+INFO sobre o livro em: Myth, Matriarchy & Modernity

Sem comentários:

Enviar um comentário