Die Zivilisierung der Barbaren
Scherr, J. (2023): Die Zivilisierung der Barbaren: Eine Diskursgeschichte von Cicero bis Cassius. Untersuchungen zur antiken Literatur und Geschichte Vol. 156. Walter De Gruyter. Berlin. ISBN: 978-3-11-133146-1 DOI: 10.1515/9783111331812
Sinopse
No Império Romano, as pessoas que não eram nem gregas nem romanas eram frequentemente vistas depreciativamente como bárbaras. Em contraste, a cultura dual greco-romana era considerada a “própria civilização”. Mas e se os bárbaros decidissem aprender grego ou latim, comportar-se como gregos ou romanos, para assumir a sua aparência?
É exatamente isso que este estudo pergunta. Tenta-se, portanto, examinar, da forma mais ampla possível, como tais processos de mudança foram comunicados e avaliados nas fontes escritas para o período entre o final da República Romana e a era dos Imperadores Severos. Desta forma, este livro contribui em particular para o debate que vem fervendo há décadas sobre até que ponto houve pressão social para a adaptação cultural no Império Romano, ou mesmo algo como uma política cultural correspondente.
O livro dirige-se não apenas a um público especializado em história antiga, mas também a historiadores de outras épocas, antiquários de outras disciplinas, bem como a estudiosos culturais e literários. Devido ao tema altamente actual – o debate sobre adaptação ou integração cultural – também pode ser de interesse para um público mais vasto.
INDEX
+INFO sobre o livro em: Die Zivilisierung der Barbaren
Sem comentários:
Enviar um comentário