De Poids et de Mesure
Poigt, T. (2023): De Poids et de Mesure. Les instruments de pesée en Europe occidentale durant les âges des Métaux (XIVe-IIIe s. a.C.). Conception, usages et utilisateurs. Collection DAN@ Vol. 8 Ausonius Éditions. Pessac. ISBN: 978-2-35613-416-5 DOI: 10.46608/dana8.9782356134165
Sinopse
Os métodos de utilização dos instrumentos de pesagem e o manejo dos conceitos de numeração e metrologia pelas sociedades proto-históricas têm sido objeto de poucos estudos sistemáticos em arqueologia. Este trabalho, resultante de uma tese de doutoramento, oferece uma análise diacrónica de pesos e elementos de equilíbrio descobertos na Europa Ocidental e datados entre os séculos XIV e III. A.C.
Um dos objetivos deste trabalho é questionar o lugar ocupado pela prática da pesagem nas sociedades proto-históricas em grande escala, na diacronia, por meio de um protocolo constante e pela integração dos dados contextuais fornecidos pela 'arqueologia.
Contrariamente à ideia geral, os resultados deste estudo traçam um retrato de práticas muitas vezes mal integradas nas empresas estudadas e que apenas raramente tendem para uma homogeneização metrológica em grande escala que permitiria uma fluidificação da informação quantitativa durante as trocas. (peso). unidades retidas, sistemas de contagem utilizados, intervalos de medição permitidos, frequência de múltiplos e frações dos sistemas).
Os vestígios arqueológicos da prática da pesagem levam-nos assim a crer que esta permaneceu pouco frequente na Europa Ocidental proto-histórica e que a sua evolução entre a Idade do Bronze Final e o III a.C. é marcada por uma relação complexa e não linear de inovações, persistência, transformações de origem local ou ligada a influências externas, mas também provavelmente retrocessos e abandonos.
INDEX
Descarregar o livro em: De Poids et de Mesure
Sem comentários:
Enviar um comentário