domingo, 3 de dezembro de 2023

Maldizer no Occidente Romano - Livro

Living and Cursing in the Roman West


McKie, S. (2022): Living and Cursing in the Roman West: Curse Tablets and Society. Bloomsbury. Londres.  ISBN: 978-1-3501-0299-6

Sinopse  
Focado no Ocidente romano, este livro examina os rituais de maldição, os seus contextos culturais e o seu impacto na vida daqueles que os praticavam. O grande número de tabuinhas de maldição romanas que foram descobertas, mostra a sua importância para os povos antigos a lidar com vários aspetos da vida. As tabuinhas da maldição foram relativamente negligenciadas por arqueólogos e historiadores. Este estudo não só incentiva uma maior compreensão da prática individual de rituais de maldição, mas também revela como estes objetos podem informar os debates em curso em torno do poder, da agência e das relações sociais nas províncias romanas.


McKie usa novos modelos teóricos para examinar as tábuas de maldição e concentra-se particularmente no conceito de “religião vivida”. Este quadro reconfigura a nossa compreensão das práticas religiosas e mágicas, permitindo uma apreciação muito maior delas como processos criativos. A nossa consciência das experiências vividas pelos indivíduos também é encorajada pela aplicação de abordagens teóricas a partir de aspetos sensoriais e materiais e através da consideração de práticas rituais comparáveis em contextos sociais modernos. Estas estimulam novas questões sobre as evidências antigas, especialmente no que diz respeito aos motivos e motivações por trás das maldições.


O grande número de maldições encontradas no mundo romano mostra que seu uso era um método importante para os povos antigos enfrentarem a vida. As maldições podem abordar uma variedade de questões pessoais, incluindo relações sexuais, crimes e julgamentos legais. Este livro incorpora firmemente os rituais de maldição nos contextos sociais em que foram praticados e explora o seu impacto na vida daqueles que os praticaram.


Para atingir esse objetivo, este livro examina tabuinhas de maldição através das lentes de vários novos e interessantes modelos teóricos e discussões, em particular a ideia de “religião vivida”. como processos criativos. Ao lado da religião vivida, este livro também aplica abordagens teóricas das viradas sensoriais e materiais, que também buscam avançar na compreensão da experiência vivida de um indivíduo.


Este livro analisa práticas rituais semelhantes em contextos sociais modernos que foram observadas por antropólogos e etnógrafos e utiliza-as para colocar novas questões sobre as evidências antigas, particularmente no que diz respeito aos motivos e motivações por trás das maldições. Ao pensar nessas novas formas, este livro leva as discussões acadêmicas sobre tabuinhas de maldição para além das preocupações com categorização. 


Também coloca tabuletas de maldição em contacto com discussões académicas em curso sobre materialidade e agência nas províncias romanas e mostra que estes objetos têm um grande potencial para informar estes debates.

INDEX

1 Introduction 1

2 Cursing and Religion in the Roman West 12

3 Rituals, Gestures and Movements 23

4 Motives and Social Frameworks 59

5 Agency, Power and Relationships 104

6 Epilogue 130

Appendix: Select Catalogue of Curses 133

Notes 245

Bibliography 263

Index 283


+INFO sobre o livro em: Living and Cursing

Sem comentários:

Enviar um comentário