The Dawn of Everything
Graeber, D. & Wengrow, D. (2021): The Dawn of Everything: A New History of Humanity. Penguin. ISBN: 9780771049828
Sinopse
Durante gerações, os nossos antepassados remotos foram considerados primitivos e infantis – ou inocentes livres e iguais, ou bandidos e guerreiros. A civilização, dizem-nos, só poderia ser alcançada sacrificando essas liberdades originais ou, alternativamente, domesticando os nossos instintos mais básicos.
David Graeber e David Wengrow mostram como tais teorias surgiram pela primeira vez no século XVIII como uma reação conservadora às críticas poderosas da sociedade europeia feitas por observadores e intelectuais indígenas e como este encontro teve implicações surpreendentes na forma como damos sentido à história humana hoje, incluindo as origens da agricultura, da propriedade, das cidades, da democracia, da escravatura e da própria civilização.
Baseando-se nas pesquisas actuais da arqueologia e antropologia, os autores mostram como a história se torna um lugar muito mais interessante quando aprendemos a nos livrar de nossas armadilhas conceituais e a perceber o que realmente está lá no passado.
Se os humanos não gastaram 95% do seu passado evolutivo em pequenos grupos de caçadores-coletores, o que estariam fazendo durante todo esse tempo?. Se a agricultura e as cidades não significaram um mergulho na hierarquia e na dominação, então a que tipos de organização social e económica conduziram? As respostas são muitas vezes inesperadas e sugerem que o curso da história humana pode ser menos imutável e mais cheio de possibilidades diversas e esperançosas do que tendemos a supor.
O Amanhecer de Tudo transforma fundamentalmente a nossa compreensão do passado humano e oferece um caminho para imaginar novas formas de liberdade, e novas formas de organizar a sociedade. E um livro monumental de formidável alcance intelectual, animado pela curiosidade, visão moral e fé no poder da ação direta.
INDEX
+INFO sobre o livro em: Dawn of Everything
Sem comentários:
Enviar um comentário