sábado, 23 de dezembro de 2023

Enemigos Vitais - Escravidão e Predação

Vital Enemies

Santos-Granero, F. (2009): Vital Enemies: Slavery, Predation, and the Amerindian Political Economy of Life. University of Texas Press.   Austin. ISBN: 978-0-292-71888-3


Sinopse  
Analisando a escravatura e outras formas de servidão em seis sociedades indígenas não estatais da América tropical na altura do contacto europeu, "Inimigos Vitais" oferece uma abordagem nova e fascinante ao estudo da escravatura baseada na noção de "economia política da vida" Fernando Santos-Granero baseia-se nas primeiras fontes históricas disponíveis para fornecer novas informações sobre os regimes ameríndios de servidão, sociologias de submissão e ideologias de captura. 



Estimando que os escravos cativos representavam até 20 por cento da população total e até 40 por cento quando combinados com outras formas de servidão o autor argumenta que as formas nativas de servidão cumprem a compreensão moderna da escravidão, embora os contextos ameríndios forneçam distinções cruciais com a escravidão tal e como se desenvolveu no Sul dos Estados Unidos em epoca contemporânea. 



A compreensão ameríndia das forças vitais como finitas, escassas, distribuídas desigualmente e em constante circulação produz um conceito de que todos os seres vivos competem pela energia vital. A captura de seres humanos é uma manifestação extrema desta compreensão, mas marca um elemento importante na forma como a “escravidão em cativeiro” ameríndia foi mal interpretada pelos conquistadores europeus. 



Iluminando esta faceta cultural que tem sido amplamente negligenciada ou mal interpretada durante séculos, "Inimigos Vitais" torna possíveis novos diálogos sobre o tema das hierarquias no campo dos estudos nativos, bem como um provocativo reenquadramento da América pré e pós-contacto.

INDEX

​Introduction 1

Part 1. Histories of Domination

chapter 1. Capturing Societies  p. 17

Part 2. Regimes of Servitude

chapter 2. Captive Slaves p. 47

chapter 3. Servant Groups p. 65

chapter 4. Tributary Populations  p. 83

Part 3. Sociologies of Submision

chapter 5. Markers of Servitude  p. 105

chapter 6. Servile Obligations  p. 126

chapter 7. Dependent Status  p. 147

Part 4. Ideologies of Capture

chapter 8. Civilizing the Other  p. 173

chapter 9. Warring Against the Other  p. 196

Conclusions p. 218

Appendix. Assessment of Main Sources  p. 229

Bibliography  p. 240

Index  p. 271


Descarregar o livro em: Vital Enemies

Sem comentários:

Enviar um comentário