segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

Significado da Panoplia do Guerreiro Itálico

The cultural and military significance of the south Italic warrior’s panoply

Burns, M. (2006): The cultural and military significance of the south Italic warrior’s panoply from the 5th to the 3rd centuries BC. Tese doutoral apressentada na University of London. Londres. 

Sinopse  
Esta tese investiga o equipamento militar dos povos do sul da Itália conhecidos pelos romanos como samnitas, campanianos, lucanianos e apúlios durante os séculos V a III a.C. De acordo com fontes antigas, esse período foi caracterizado por duas fases distintas de conflito militar. A primeira fase foi do final do século V ao início do século IV, quando os povos do sul da Itália tomaram o controlo dos centros urbanos gregos e etruscos ao longo da costa. 




A segunda fase foi de meados do século IV ao início do século III, quando o envolvimento romano na região resultou numa série de guerras. Evidências arqueológicas mostram que, dentro desse contexto histórico, uma série de desenvolvimentos e inovações ocorreram na panóplia do sul da Itália. Ideias e influências gregas foram adotadas e integradas em formas nativas de armaduras itálicas que se adequavam às necessidades e gostos locais. 



Também é evidente que as armas e armaduras do sul da Itália tiveram uma influência significativa sobre os romanos. O equipamento militar do sul da Itália, no entanto, tem sido tratado há muito tempo como um capítulo auxiliar dos exércitos grego e romano mais bem documentados e nunca como um assunto de investigação por si só. Isso é surpreendente, pois existe uma quantidade tão grande de evidências de sepultamentos de guerreiros, que consistem não apenas em armas e armaduras, mas em representações desse equipamento em pinturas de túmulos e vasos. 


Esta tese busca reunir um grande corpus de material e informações pela primeira vez e investigar não apenas aspetos táticos e técnicos, mas também significados menos óbvios. Isso inclui questões de identidade, significado cultural e o papel desse equipamento num continuum maior de desenvolvimento e evolução.
   

INDEX

Chapter 1: Military equipment in southern Italy: 
evidence, context and meaning

Chapter 2: The triple-disc cuirass

Chapter 3: Italic anatomical and 
Greek-style cuirasses

Chapter 4: Greaves and other forms 
of leg protection

Chapter 5: South Italic bronze belts

Chapter 6: Shields: the aspis, scutum, pelte,
 ephaptis and variant type shields

Chapter 7: South Italic weaponry

Chapter 8: South Italic tunic patterns

Chapter 9: Questions and conclusions

Bibliography

Data Tables


Descarregar a tese em: Italic warrior’s panoply

Sem comentários:

Enviar um comentário