domingo, 8 de dezembro de 2024

Depósitos Aquáticos na Idade do Ferro - Livro

 Iron Age Wetland Deposition

Treadway, T. (2023): Iron Age Wetland Deposition. Case studies from Wales and Scotland. BAR British Nº 682. Archaeology of Prehistoric Britain & Ireland Vol. 1. BAR Publishing. Oxford. ISBN: 9781407314952

Sinopse  
A prática de deposição de zonas húmidas em períodos pré-históricos é vital para a compreensão das tradições socioculturais, comportamentos localizados e crenças. A deposição terrestre dominou grande parte da teoria da deposição, com a importância da deposição em zonas húmidas reconhecida apenas episodicamente. 


Este estudo visa demonstrar a importância e as funções dinâmicas da deposição de zonas húmidas durante a Idade do Ferro britânica, comparando estudos de caso no País de Gales e na Escócia. Com isto, mostra-se que as práticas de deposição nestas regiões reafirmaram a identidade social e cultural, a tradição e a memória coletiva através do estabelecimento e evolução de mnemónicas, ao mesmo tempo que atuavam numa capacidade funcional e tradicional. 


Embora as zonas húmidas tenham sido historicamente consideradas ambientes que denotam separação e isolamento, as evidências arqueológicas são contraditórias. As zonas húmidas e os ambientes húmidos são, em vez disso, centros de práticas socioculturais e de sustentabilidade, especialmente durante as épocas de agitação civil e a instabilidade económica.

INDEX


+INFO sobre o livro em: Iron Age Wetland Deposition

Sem comentários:

Enviar um comentário