Dadas as temáticas de este blogue aproveitamos aqui este espaço para pedir-vos agora a vossa colaboração desinteressada na iniciaativa de um colega e bom amigo, o prof. Pedro-Reyes Moya Maleno (Universidade Complutense de Madrid) que tem iniciado há uns dias uma campanha de crowdfunding para poder desenvolver um projeto etnoarqueologico de registo da tradição oral sobre as lutas tradicionais da Península Ibérica.
Dado o seu interesse -e urgência- não apenas antropológico senão também arqueológico como forma de conhecer as práticas de combate pré-romanas testemunhadas ocasionalmente por algum elemento do registo como os lutadores do conjunto de Cerrillo Blanco (Porcuna) que tende acima. Deixa-vos aqui abaixo a apresentação e mais dados sob o tema.
A dispersão deste tipo de lutas ao longo da Eurásia, desde a Índia até a Escócia, assim como a sua presença constatada na Idade Média e Proto-história da Península Ibérica, apontam para a luta galhofa portuguesa, o baltu astur-leonês, os aluches cántabros e outras lutas como também herdeiras de lutas de raiz indo-europeia.
Assim, pretende-se viajar por diferentes lugares da Península Ibérica para registar e editar um documentário e dois livros com alguns dos últimos testemunhos etnográficos desta atividade, assim como reconhecer neles formas ancestrais de organizar o prestígio, a passagem para a juventude e a renovação cíclica das forças vivas das comunidades rurais. O encarregado de realizar o documentário será o documentarista italiano Simone Cannova.
Podeis contribuir com as vossas aportasão ao projeto "Lutas 'tradicionais' na Península Ibérica" na plataforma de crowdfundin goteo no seguiinte link
+INFO sobre o projeto em: Lutas tradicionais
Sem comentários:
Enviar um comentário