Archaeology of Body
and Thought
Gralak, T. (2024): Archaeology of Body and Thought. From the Neolithic to the Beginning of the Middle Ages. Archaeopress. Oxford. ISBN: 9781803277219 DOI: 10.32028/9781803277219
Sinopse
Arqueologia do Corpo e do Pensamento explora o que nós, como pessoas, podemos fazer com os nossos corpos, para que os podemos utilizar e como podemos alterá-los e compreendê-los. Considera as formas como os grupos humanos individuais, desde o Neolítico até ao Período das Migrações barbaras, perceberam e trataram o corpo.
A análise baseia-se em artefactos encontrados em sepulturas, imagens antropomórficas e fontes escritas, com o pressuposto subjacente de que princípios de estética ou um cânone de beleza expressam uma forma de compreender e avaliar a corporalidade habitualmente adotada numa determinada cultura. Nesta perspetiva, o corpo humano é também um artefacto arqueológico e um tipo específico de cultura material (na verdade, o mais importante).
O livro investiga até que ponto a ideologia molda os nossos corpos e como os nossos corpos criam a nossa visão do mundo. Para tal, compara os corpos com outras esferas contemporâneas da cultura material e da tecnologia. Geograficamente, o estudo centra-se na Europa Central e Oriental, uma região onde sempre se cruzaram várias tendências culturais. A Grécia, a Itália, a Escandinávia e as estepes da Eurásia também estão incluídas na análise.
INDEX
+INFO sobre o livro em: Archaeology of Body & Thought
Sem comentários:
Enviar um comentário