quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

Das Männerbünde ao Social Demonismo

Otto Höfler’s Characterisation of the Germanic Peoples

Burrell, C. M. (2023): Otto Höfler’s Characterisation or rhe Germanic Peoples. From Sacred Men’s Bands ro Social Daemonism. Walter de Guyter. Berlim  ISBN: 978-3-11-103238-2 DOI: 10.1515/9783111032917

Sinopse  
Otto Höfler (1901–1987) foi um germanista e escandinavista austríaco. A sua investigação sobre a “cultura germânica”, em particular sobre as Männerbünde (bandas masculinas) germânicas , foi controversa e continua a ser um tema de debate académico. 


No discurso moderno, as teorias de Höfler são muitas vezes fundamentalmente rejeitadas devido ao seu envolvimento no movimento nacional-socialista e à sua contribuição para as iniciativas de investigação da SS Ahnenerbe, ou são adoptadas por académicos que ignoram as suas metodologias problemáticas e os elementos ideológicos e políticos da SS.


O presente estudo faz uma abordagem abrangente da investigação de Höfler sobre a ‘cultura germânica’ e analisa a sua caracterização dos ‘povos germânicos’, contextualizando a sua investigação no contexto dos estudos filológicos alemães do início do século XX e destacando elementos das suas teorias que são ainda o tema do discurso académico moderno. 

desenho de guerreiro-lobo da placa de Toorslunda; e recriação do 
artista Johnny Shumate

Uma análise aprofundada das suas principais teses de investigação, com foco na sua investigação do Männerbund, revela que o seu conceito de “cultura germânica” é sublinhado por uma crença na religiosidade profundamente enraizada dos “povos germânicos” formada a partir de um conceito de força sagrado-demoníaca.
   
INDEX   


Disponível em:  Otto Höfler’s Characterisation Germans

Sem comentários:

Enviar um comentário