terça-feira, 1 de julho de 2025

O RigVeda como Landnamabok - Livro

The Rg Veda as
 Land-Nama-Bok

Coomaraswamy, A. K. (1935): The Rg Veda as Land-Nama-Bok. Luzac & CO. Londres. 

Sinopse   
Rig Veda é uma antiga coleção indiana de hinos védicos. É um dos quatro textos canónicos sagrados (śruti) do hinduísmo conhecidos como Vedas. É o mais antigo texto védico em sânscrito conhecido. No Rg Veda, as cinco famílias arianas são mencionadas como imigrantes; elas vieram de outro lugar, do outro lado das águas e se estabeleceram e cultivaram as terras próximas a ribeira. 


Esse processo de tomada de terras tem geralmente sido interpretado como referência a migração histórica de um povo de língua ariana de pele clara e nitidamente distinto dos pagãos dasyus, que cruzando o rio Sarasvati no Punjab estabelecera seu lar em Bharatavarsa. 


Essa é uma interpretação evemerística de uma literatura tradicional que, estritamente falando, esta desprovida de qualquer conteúdo histórico real. Não quer dizer isso que não possam ter ocorrido eventos históricos análogos aos aludidos nos "mitos" védicos, pelo contrário, o autor presume que a história é sempre encenada no padrão da realidade última enunciada na tradição metafísica, ou na fraseologia bíblica, "para que se cumprisse o que foi dito pelos profetas"


Nesse sentido, por exemplo, podemos ter certeza de que as pessoas que realizavam o ritual védico e entoavam os mantras em sua forma registrada possuíam cavalos e carruagens, tinham experiência na travessia de mares e rios e cultivavam o solo. 

INDEX

Introduction p. I

Ārya, Arya p. 1

Carsani and Krsti  p. 2

Nau p. 4

Panca Janah, Carsanayah, 
or Krstayah p. 8

Sarasvati p. 9

Setu p. 12

Vapa-Mangala p. 14

Visa, Vispati  p. 16

Yajna p. 17

Yamas as Vispati p. 21

Notes p. 26


Descarregar em: Rg Veda as Land-Nama-Bok

Sem comentários:

Enviar um comentário