quarta-feira, 30 de julho de 2025

Percepções da Desigualdade Social - Livro

Insights into Social Inequality

Grossmann, R. (2021): Insights into Social Inequality. A Quantitative Study of Neolithic to Early Medieval Societies in Southwest Germany. Sidestone Press. Leiden. ISBN: 9789088909771 DOI: 10.59641/9zd5722b

Sinopse  
A desigualdade social é um tema de preocupações contemporâneas. As capacidades de vida e o acesso a recursos variam significativamente em países ricos e pobres, entre elites e outros. Além disso, as desigualdades baseadas em causas bioantropológicas e não bioantropológicas são quase universais. 


Consequentemente, a desigualdade também era inerente às sociedades do passado e os arqueólogos têm continuamente examinado e interpretado as desigualdades sociais em fontes como cemitérios. Este livro continua tais análises com uma nova abordagem multiproxy. Ele revela desigualdades sociais em cemitérios antigos selecionados do sudoeste da Alemanha. 


Os cemitérios datam do Neolítico Inicial (Schwetzingen), do Neolítico Final (Lauda-Königshofen), da Idade do Bronze Inicial (Singen), da Idade do Ferro Inicial (Magdalenenberg) e do Período Medieval Inicial (Horb-Altheim). O desafio era identificar diferenças e desigualdades hierárquicas e heterárquicas dentro dos cemitérios com base numa infinidade de proxies diferentes. 


O exame abrange variações na distribuição de bens funerários, tamanhos de fossas funerárias, bem como dados bioantropológicos e isotópicos. Além disso, análises espaciais de cemitérios e, em particular, das distâncias entre as sepulturas desempenham um papel essencial neste exame. Os resultados revelam desigualdades sociais entre e dentro de géneros e coortes etárias que são diferentemente pronunciadas nos respectivos cemitérios. 


Além disso, os resultados de análises multiproxy levam à interpretação de que os sítios diferem quanto aos respetivos graus de desigualdade e modos de estratégia de poder. Em detalhes, pode-se observar que os sítios da Idade do Ferro Inicial e da Idade do Bronze Inicial demonstram um grau relativamente alto de desigualdade em comparação com os outros sítios. 


Mais especificamente, a investigação de sítios da Idade do Ferro Inicial e do Neolítico Final revela uma estratégia de poder baseada em rede, enquanto sítios do Neolítico Inicial, da Idade do Bronze Inicial e do Período Medieval Inicial tendem a mostrar uma estratégia de poder baseada em corporações.

INDEX


Descarregar em: Insights into Social Inequality

Sem comentários:

Enviar um comentário