terça-feira, 29 de julho de 2025

Fronteiras Rituais na Tardo-Antiguidade

Ritual Boundaries

Sanzo, J.E. (2024): Ritual Boundaries. Magic and Differentiation in Late Antique Christianity. Christianity in Late Antiquity. University of California Press. Oakland  ISBN: 978-0-520-39918-1  DOI: 10.1525/luminos.182

Sinopse   
Em Ritual Boundaries Joseph E. Sanzo transforma a nossa compreensão de como os primeiros cristãos vivenciavam a religião na prática por meio do estudo de objetos mágicos, como amuletos e grimórios.


Contra a visão predominante da antiguidade tardia como uma época em que apenas as chamadas elites estavam interessadas em diferenciação religiosa e ritual, as evidências apresentadas aqui revelam que o desejo de distinguir entre membros de dentro e de fora da religião e dos rituais permeia diversos estratos sociais. 


O exame de Sanzo sobre a magia também oferece uma visão única da receção bíblica inicial, expondo um mundo textual no qual a leitura das escrituras era multissensorial e multitradicional. Ao abordarem doenças, lutas demoníacas e conflitos interpessoais, os povos do Mediterrâneo agiram de maneiras que desafiam as nossas fronteiras conceituais entre cristãos e não-cristãos; elites e não-elites; palavras, materiais e imagens. 



Sanzo nos ajuda a repensar como os primeiros cristãos imaginavam semelhanças e diferenças entre textos, tradições, grupos e rituais nas suas vidas quotidianas.

INDEX

Preface p. IX

Introduction  p. 1

Part II. the discursive boundaries of rituals and groups

1. Ritual Boundaries in Late Antique Lived Religion  p. 27

2. Religious Boundaries in Late Antique Lived Religion  p. 42

Part II. the discursive boundaries of texts and traditions

3. Words, Images, Materials, and Gestures  p. 65

4. From Torture to Triumph: The Crucifixion 
of Jesus in Early Christian
Lived Religion  p. 89

Conclusions  p. 109

Notes  p. 115

References  p. 147


Descarregar o livro em: Ritual Boundaries

Sem comentários:

Enviar um comentário