Par-delà nature et culture
Descola, Ph. (2005): Par-delà nature et culture. Gallimard. Paris. ISBN: 9782072621840.
Sinopse
Somente o Ocidente moderno buscou construir a oposição, e, portanto a suposta descontinuidade, entre natureza e cultura. A antropologia perpetua na própria definição do seu objeto – a diversidade cultural contra um pano de fundo de universalidade natural – uma oposição que os povos que ela estuda evitaram.
Philippe Descola, propõe aqui, a partir de traços comuns que ecoam de um continente para outro, uma nova abordagem para as maneiras de distribuir continuidades e descontinuidades entre o homem e seu ambiente: o totemismo, que sublinha a continuidade material e moral entre humanos e não humanos; o analogismo, que postula entre os elementos do mundo uma rede de descontinuidades estruturadas por relações de correspondência; o animismo, que atribui aos não humanos a interioridade dos humanos, mas os diferencia pelo corpo; o naturalismo , que nos conecta aos não humanos por continuidades materiais e nos separa pela aptidão cultural.
Cada modo de identificação permite configurações singulares que redistribuem entidades existentes em coletivos com limites muito diferentes daqueles com os quais as ciências humanas nos familiarizaram. Este livro nos convida a uma recomposição radical dessas ciências.
INDEX
Disponível em: Par-delà nature et culture

aaaA.jpg)



Sem comentários:
Enviar um comentário