terça-feira, 1 de julho de 2025

Masculinidade, Violência e Corpo no Rigveda

Strong arms and drinking strength

Whitaker, J.L. (2011): Strong arms and drinking strength: masculinity, violence, and the body in ancient India. Oxford University Press. Oxford. ISBN: 978-0-19-975570-7

Sinopse  
Whitaker examina a construção poética ritualizada da identidade masculina no Rgveda, o texto sânscrito mais antigo da Índia, argumentando que um aspeto importante da vida védica primitiva era a promoção e a personificação sustentadas do que significa ser um verdadeiro homem. 


O Rgveda contém mais de mil hinos, dirigidos principalmente a três deuses: o fogo ritual deificado, Agni; o deus da guerra, Indra; e Soma, que nada mais é do que a personificação da bebida sagrada soma. Os hinos eram cantados em rituais de fogo que duravam o dia todo, nos quais poetas-sacerdotes preparavam a bebida sagrada para fortalecer Indra. A imagem dominante de Indra é a de um homem ariano altamente glamourizado, violento e poderoso; os três deuses representam os ideais de masculinidade.



Whitaker constata que os poetas-sacerdotes rgvédicos empregavam uma gama fascinante de estratégias poéticas e performáticas — algumas explícitas, outras muito subtis — para construir a sua ideologia masculina, justificando-a como a forma mais válida de vida para os homens. Os poetas-sacerdotes naturalizaram essa ideologia, codificando-a na percepção que o homem tem do seu corpo e do seu eu físico. 



A retórica e as práticas rituais rgvédicas, portanto, codificam papéis masculinos específicos, especialmente o papel do homem como guerreiro, ao mesmo tempo em que os inserem numa complexa rede de relações sociais, económicas e políticas. Este é o primeiro livro em inglês a examinar a relação entre os deuses rgvédicos, as práticas rituais e as identidades e expectativas impostas aos homens na Índia antiga.
   

INDEX

Introduction p.  3

1. Manhood and Masculinity p. 35

2. Brave Men and Manliness  p. 59

3. Mighty Champions and Slaying 
the Dragon p. 109

4. Strong Arms and Drinking 
Strength p. 133

Conclusion p. 161

Notes p. 167

Bibliography p. 203


Disponível em: Strong arms & drinking strength

Sem comentários:

Enviar um comentário