
Early Iron Age cemetery at Świbie
Michnik, M. (2022): Cmentarzysko z wczesnej epoki żelaza w Świbiu na Górnym Śląsku. Katalog. Tom 1 / Early Iron Age cemetery at Świbie, Upper Silesia. Volume 1. Museum W Gliwice. Gliwice. ISBN: 978-83-963986-4-2 DOI: 10.33547/Swibie2022.1
Michnik, M. & Dzięgielewski, K. (2022): Cmentarzysko z wczesnej epoki żelaza w Świbiu na Górnym Śląsku. Tom 2 / Early Iron Age cemetery at Świbie, Upper Silesia. Volume 2. Museum W Gliwice. Gliwice. ISBN: 978-83-963986-5-9 DOI: 10.33547/Swibie2022.2
Sinopse
Durante anos, a necrópole do período Hallstatt em Świbie, a norte de Gliwice (sul da Polónia), foi mencionada em pé de igualdade com sítios da Idade do Ferro Inicial como Kietrz, Domasław, Wicina e Biskupin.
Este eminente sítio sepulcral foi totalmente pesquisado entre 1961 e 1992, graças ao empenho das arqueólogas de Gliwice Anna Stankiewicz-Węgrzykowa e Halina Wojciechowska. No 30º aniversário da conclusão da pesquisa de campo, a instituição de origem dos investigadores, o Museu de Gliwice, em conjunto com a Editora Profil-Archeo, publicou uma monografia em dois volumes dedicada ao sítio.
O cemitério foi um dos poucos grandes cemitérios litúrgicos com predominância de sepulturas de inumação pertencentes ao chamado subgrupo Gliwice-Częstochowa da cultura lusaciana. A necrópole é única por vários motivos. Em termos puramente numéricos, é o maior cemitério do grupo Alta Silésia-Malopolska da cultura lusaciana da Idade do Ferro Inicial (aproximadamente 550 sepulturas), o mais rico em artefactos de metal nesta zona cultural (mais de três mil artefactos de bronze e ferro e várias dezenas de artefactos de chumbo) e a coleção mais numerosa de contas de vidro e vítreas da Idade do Ferro Inicial na Polónia (mais de 1.700 espécimes).
O que chama a atenção é a riqueza material do mobiliário em muitos dos quase 550 complexos funerários descobertos, o que é incomum para a zona cultural Alta Silésia-Malopolska no Bronze Final e Idade do Ferro Inicial e só pode ser encontrado nas necrópoles mais ricas deste período descobertas na zona do Oder, como Domasław, Kietrz ou Łazy.
O que é mais importante, no entanto, são as possibilidades oferecidas por esta rica coleção com o seu contexto perfeitamente documentado para o estudo da cronologia tipológica precisa do período de Hallstatt ao norte dos Cárpatos.
Descarregar Świbie Vol. 1 PDF
Descarregar Świbie Vol 2 PDF
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)

Sem comentários:
Enviar um comentário