
Le Bestiaire sacrificiel dans les normes rituelles grecques
Pitz, Z. (2024): Le Bestiaire sacrificiel dans les normes rituelles grecques. Kernos Supplément Vol. 43. Presses Universitaires de Liège. Lieja. ISBN: 978-2-87562-414-7
Sinopse
Na Grécia Antiga, o sacrifício de um animal doméstico tinha um significado nutricional, mas era acima de tudo um ato ritual destinado a interagir com o mundo sobre-humano.
No contexto de sacrifícios oferecidos por indivíduos, a escolha do animal geralmente era deixada ao sacrificador, de acordo com os seus recursos financeiros. No entanto, para sacrifícios realizados no âmbito de cultos oficiais e públicos, a seleção do animal estava sujeita a regulamentações rigorosas.
As normas rituais constituem um corpus particularmente adequado ao estudo das associações rituais entre deuses e animais: essas inscrições, de fato, produzem inúmeras prescrições relativas às características dos animais oferecidos em contextos públicos, como a sua espécie, sexo, idade e, às vezes, até mesmo a sua cor.
No entanto, as regulamentações do culto nada dizem sobre a base dessas escolhas. Quais eram os critérios que justificavam a seleção de um animal em vez de outro para uma determinada divindade? Essa questão está no cerne da obra, que, portanto, visa contribuir para uma melhor compreensão das práticas sacrificiais gregas numa escala pan-helênica, mas também local.
INDEX
+INFO sobre o livro em: Bestiaire Sacrificiel


.jpg)

Sem comentários:
Enviar um comentário