segunda-feira, 14 de julho de 2025

Sacrifícios Humanos, Discurso e Comparações

Sacrifices Humains

Nagy, A.A. & Prescendi, F. (2013): Sacrifices humains. Dossiers, discours, comparaisons. Actes du colloque tenu à l'Université de Genève, 19-20 mai 2011. Bibliotéque de l´École des Hautes Êtudes Sciences Religieuses Vol. 160. Brepols. Turnhout  ISBN: 978-2-503-54809-8

Sinopse   
Os autores deste volume, historiadores das religiões, antropólogos e arqueólogos, estudam rituais tradicionalmente denominados "sacrifícios humanos", escolhidos nos seus respetivos campos de pesquisa: dos túmulos reais de Ur aos ritos antropoctônicos egípcios, gregos, romanos e indianos, e dos assassinatos rituais dos gauleses e dos antigos mochicas aos crimes de honra dos relatórios da ONU.


O seu questionamento gira em torno de problemas metodológicos fundamentais para a história das religiões: quando e por que esses ritos foram descritos como "sacrifícios humanos"?. É possível, desejável ou mesmo necessário interpretar tais assassinatos de forma diferente? 


Por meio das diversas contribuições, perceberemos o quanto esses "sacrifícios bárbaros" assombram o nosso imaginário científico, hoje como no passado. Trata-se, na verdade, de um conceito operacional, herdado da Antiguidade clássica e consolidado pela cultura judaico-cristã, que serve indiferentemente como grade de leitura para explicar os mais variados ritos.

INDEX


Disponível em: Sacrifices humains

Sem comentários:

Enviar um comentário