
The Myth of The Holy Cow
Jha, D N (2009): The Myth of The Holy Cow. Navayana, Nova Dehli. ISBN: 978-8189059163
Sinopse
A vaca é considerada há muito tempo um símbolo da religião hinduísta e, portanto, de santidade na Índia. Matar esse animal, quanto mais o comer, seria um sacrilégio para os hindus.
A perceção geral entre os hindus é que o abate de vacas para alimentação começou com as conquistas muçulmanas na Índia. Mas, conforme a pesquisa do autor, matar vacas para obter carne era uma prática comum na Índia antiga.
Em "O Mito da Vaca Sagrada" , o autor revela que, na antiguidade, hindus e budistas comiam carne bovina. Segundo ele, a vaca conquistou o seu status de animal sagrado no hinduísmo apenas nos séculos XVIII e XIX. O livro afirma que os hindus usavam vacas regularmente, tanto como parte das suas tradições alimentares quanto como oferendas a Deus.
Esta edição do livro foi publicada em 2009 pela editora Navayana. Devido ao seu conteúdo sensível e ao sentimento religioso envolvido, gerou muita controvérsia antes e depois de sua publicação.
O Mito da Vaca Sagrada apresenta a pesquisa do historiador índio Dwijendra Narayan Jha sobre a prevalência das práticas de consumo de carne bovina na Índia antiga, quebrando a perceção comum de santidade que era associada à vaca na Índia.
INDEX
Preface to the Navayana Edition p. 9
Introduction p. 17
1. ‘Animals are verily food’ but Yajnavalkya
Favours Beef p. 27
2. The Rejection of Animal Sacrifice:
An Assertion of the Sacredness of the Cow?
p. 61
3. The Later Dharmasastric Tradition
and Beyond p. 90
4. The Cow in the Kali Age and Memories
of Beef Consumption p. 113
5. A Paradoxical Sin and the Paradox of the Cow
p. 127
6. Resume: The Elusive ‘Holy Cow’ p. 138
Bibliography p. 149
Index p. 173
Appendix: Untouchability, the Dead Cow
and the Brahmin p. 184
Descarregar o livro em: The Myth of Holy Cow





a.png)

Sem comentários:
Enviar um comentário