
Rethinking the Anthropology
of Magic & Witchcraft
Stevens, Ph. Jr. (2023): Rethinking the Anthropology of Magic and Witchcraft. Inherently Human. Routledge. Londres & Nova York. ISBN: 9781003358022 DOI: 10.4324/9781003358022
Sinopse
Este livro apresenta aos alunos a antropologia da magia e da feitiçaria, termos muito utilizados, mas sem definições amplamente aceites.
Adota uma nova abordagem a esta área dentro da antropologia da religião, demonstrando que as bases para estas crenças e supostas práticas são inerentes à cognição e psicologia humanas, até mesmo instintivas, e provavelmente enraizadas na nossa biologia evolutiva.
Ela mostra como a magia e o pensamento mágico são elementos regulares na vida diária das pessoas e que a compreensão dos componentes do complexo de feitiçaria oferece aportações surpreendentemente importantes sobre os padrões de pensamento e o comportamento social. O livro analisa os muitos significados de “magia” e “bruxaria” e apresenta os melhores significados antropológicos dos termos.
Os componentes destas crenças são intemporais e universais; este facto, e os recentes avanços nas ciências do cérebro, sugerem que os princípios da magia são derivados de processos básicos do pensamento humano, e os atributos da bruxa derivam de medos e fantasias de base neurobiológica.
A propensão para tais crenças teve provavelmente significado adaptativo no desenvolvimento evolutivo da espécie humana; são inerentemente humanos.
INDEX
+INFO sobre o livro em: Anthropology of Magic & Witchraft
Sem comentários:
Enviar um comentário