
Bones, behaviour and belief
Ekroth, G. & Wallensten, J (eds.) (2013): Bones, behaviour and belief. The zooarchaeological evidence as a source for ritual practice in ancient Greece and beyond. Acta Instituti Atheniensis Regni Sueciae series Nº 4°/55. Estocolmo. ISBN: 9789179160623 DOI: 10.30549/actaath-4-55
Sinopse
A importância da evidência zooarqueológica como fonte para práticas rituais na Grécia Antiga está gradualmente se tornando amplamente reconhecida. Ossos de animais constituem a única categoria de evidência para o culto grego que está em constante aumento significativo, e podem complementar e elucidar as informações fornecidas por textos, inscrições e imagens.
Este volume reúne dezasseis contribuições que exploram práticas rituais e ossos de animais de diferentes perspetivas cronológicas e geográficas, principalmente a Grécia Antiga no período histórico, mas também na Idade do Bronze e já no período Neolítico, bem como Anatólia, França e Escandinávia, fornecendo novas evidências empíricas de uma série de grandes santuários e locais de culto.
Num nível metodológico, a complexidade de identificar a atividade ritual a partir da evidência zooarqueológica é um tema recorrente, assim como a proeminência da variação local visível no material ósseo, sugerindo que as fontes escritas e a iconografia podem oferecer versões simplificadas ou idealizadas dos rituais realmente realizados.
Embora a zooarqueologia precise e deva ser integrada a outros tipos de fontes, o estudo independente dos ossos de forma imparcial é de extrema importância, pois os ossos podem fornecer uma “realidade” diferente daquela encontrada nas nossas outras fontes.
INDEX
Descarregar em: Bones, behaviour & belief
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)


Sem comentários:
Enviar um comentário