quinta-feira, 12 de junho de 2025

Vivendo na Idade de Pedra - Livro

Living in the Stone Age

Rutherford, D. (2018): Living in the Stone Age. Reflections on the Origins of a Colonial Fantasy. University of Chicago Press. Chicago. 

Sinopse
Em 1961, John F. Kennedy referiu-se aos papuas como "vivendo, por assim dizer, na Idade da Pedra". Na sua maioria, políticos e académicos aprenderam desde então a não chamar as pessoas de "primitivas", mas, quando se trata dos papuas, a mancha da Idade da Pedra persiste e, por décadas, tem sido usada para justificar a negação dos seus direitos básicos. Por que essa fantasia tem se apoderado tanto da imaginação de jornalistas, formuladores de políticas e do público em geral?
 

Vivendo na Idade da Pedra responde a essa pergunta acompanhando as aventuras de autoridades enviadas às terras altas da Nova Guiné na década de 1930 para estabelecer uma base para o colonialismo holandês. Essas autoridades tornaram-se profundamente dependentes das boas graças dos seus futuros súbditos papuas, que eram seus anfitriões, guias e, em alguns casos, amigos. 


Danilyn Rutherford mostra como, para preservar seu senso de superioridade racial, esses oficiais imaginaram estar viajando na Idade da Pedra, uma realidade paralela onde sua própria impotência era uma resposta razoável a condições sobrenaturais, e não um sinal de ignorância ou fraqueza. Assim, Rutherford demonstra, nasceu uma ideologia colonialista.


Viver na Idade da Pedra é um chamado para escrever a história do colonialismo de forma diferente, como uma história de fraqueza, não de força. Isso mudará a maneira como os leitores pensam sobre o contacto cultural, as fantasias coloniais de dominação e o papel da antropologia no mundo pós-colonial.
   

INDEX

Preface
  
Introduction: Living in the Stone Age

Part 1. Sympathy and Its Discontents: 
A  Colonial Encounter

 1. Hospitality in the Highlands

 2. Sympathetic State Building

Part 2. Vulnerability and Fantasies of Mastery

 3. Technological Passions

 4. Technological Performances

Part 3. Lessons for a New Anthropology

 5. Sympathy and the Savage Slot

 6. The Ethics of Kinky Empiricism
  
Notes
  
References 


Disponível em:  Living in Stone Age

Sem comentários:

Enviar um comentário