quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

Túmulos da Cultura de Komarów - Livro

Catalogue of Komarów Culture Barrow Cemeteries in the Upper Dniester

Makarowicz, P., Kochkin, I, Niebieszczański, et alii (2016): Catalogue of Komarów Culture Barrow Cemeteries in the Upper Dniester Drainage Basin (former Stanisławów province). Archaeologia Bimaris, Monographies, vol. 8. Adam Mickiewicz University in Poznań. Poznań.  ISBN: 978-83-946591-0-3

  
Sinopse  
A ideia de inventariar e documentar os cemitérios de túmulos culturais de Komarów na bacia de drenagem do alto Dniester nasceu em 2009 durante a pesquisa incidental de da necrópole de mesmo nome em Komariv (Komarów). 


Esta revelou que a norte da aldeia, numa vasta floresta que se estende ao longo da bacia hidrográfica entre as bacias dos rios Limnitsa e Lukva – afluentes da margem direita do Dniester – ainda existiam muitos túmulos



O interesse por outros cemitérios de túmulos culturais de Komarów na bacia de drenagem do Alto Dniester produziu o desenvolvimento de um projeto de pesquisa mais amplo, que recebeu uma bolsa no âmbito do Programa Nacional para o Desenvolvimento das Humanidades (nº 12H 12 001981) intitulado “Catálogo de túmulos culturais de Komarów Cemitérios na Bacia de Drenagem do Alto Dniester (antiga província de Stanisławów)”.  



Foi realizado em 2013-2016 pelo Instituto de Pré-história, Universidade Adam Mickiewicz, Poznań, Polônia, em cooperação com os parceiros ucranianos: o Instituto de Arqueologia, Instituto Nacional Ucraniano Academia de Ciências de Kiev e Cátedra de Etnologia e Arqueologia, Instituto de História, Ciência Política e Relações Internacionais, Universidade Nacional Pré-carpática Vasyl Stefanyk, Ivano-Frankivsk, Ucrânia.



O objetivo principal do projeto era compilar um catálogo de necrópoles tumulares conhecidas a partir da literatura relevante contruidos no segundo milênio A.C pelas comunidades da Culuta Komarów -o ramo sudeste do círculo cultural de Trzciniec- na bacia do alto Dniester, em grande parte coextensiva com a antiga província de Stanisławów (juntos 24 locais sepulcrais em 17 localidades). 



O projeto foi dividido em várias etapas, abrangendo: (a) investigação preliminar, (b) levantamentos de campo e documentação fotográfica, (c) mapeamento de plantas topográficas de cemitérios e túmulos selecionados, e exploração de túmulos selecionados, às vezes também grupos de túmulos (terreno permitir) dentro das necrópoles estudadas com magnetômetro e (d) publicação dos resultados da pesquisa.
  

INDEX


Descarregar o livro em: Komarów Culture Barrow

Sem comentários:

Enviar um comentário