quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Palavras, Guerreiros e Comercio - Livro

Bronze Age Rock Art in Iberia and Scandinavia

Ling, J., Díaz-Guardamino, Koch, J.T., Horn, Ch., Stos-Gale, Z.A. & Grahn, H. (2024): Bronze Age Rock Art in Iberia and Scandinavia. Words, Warriors, and Long-distance Metal Trade. Oxbow Books. Oxford.  ISBN: 9798888571040
     
Sinopse   
Uma pesquisa recente descobriu novas evidências de interações de longa distância entre a Escandinávia e a Península Ibérica durante o final da Idade do Bronze. Avanços em várias linhas de investigação, como o registo 3D de arte rupestre, a iconografia, o fornecimento de metais e âmbar, a linguística e, até certo ponto, também as indicações mais indiretas dos restos humanos, refletidas pelos resultados do estrôncio e ADN Antigo, tornaram isso possível. 


O principal objetivo deste livro é cruzar a iconografia guerreira do Bronze Final ibérico com a iconografia guerreira escandinava. No entanto, também consideram-se as ligações baseadas em evidências arqueometalúrgicas, linguística e outras linhas de investigação, como o âmbar do Báltico e os artefactos metálicos. Os resultados foram produzidos no âmbito do projeto RAW, um projeto internacional financiado pelo Conselho Sueco de Pesquisa. 


O projeto RAW foi motivado pela descoberta de evidências isotópicas e químicas de artefatos nórdicos da Idade do Bronze feitos de cobre originário da Península Ibérica. Estas descobertas levaram à reabertura da pesquisa sob dois fenómenos há muito conhecidos, mas mal explicados: 1) os numerosos motivos partilhados e estreitos paralelos formais entre a arte rupestre da Escandinávia e das estelas de guerreiri ibéricas, e 2) um grande corpo de palavras herdadas partilhadas por as línguas celtas e germânicas, mas não os outros ramos indo-europeus. 


Uma explicação integrada para os três fenómenos (metal ibérico na Escandinávia, paralelos nas esculturas rupestres da Idade do Bronze e vocabulário celto-germânico) poderia agora ser formulada como uma hipótese testável: um processo no que na Idade do Bronze que materiais e ideias foram trocados a longas distâncias entre a Escandinávia e o Ocidente Atlântico, incluindo a Península Ibérica.

INDEX

1. Introduction and outline

2. Background

3. Aspects of social organization, long distance 
exchange and warriorhood

4. Shared copper sources between the communities 
in Atlantic Europe

5. Iberian and Scandinavian Late Bronze Age rock art: 
Comparing landscape contexts

6. Comparing Scandinavian and Iberian warrior iconography

7. Linguistic aspects on the warrior iconography in Iberia 
and Scandinavia

8. Bronze Age contacts between Scandinavia, Iberia 
and the Atlantic communities

References


+INFO sobre o livro: Bronze Rock Art in Iberia & Scandinavia

Sem comentários:

Enviar um comentário