EMPIRES AND GODS
Rüpke, J., Biran, M. & Pines, Y. (2024): Empires and Gods. The Role of Religions in Imperial History. Imperial Histories: Eurasian Empires Compared 1. Walter De Gruyter. Berlim ISBN: 978-3-11-134162-0
Sinopse
A interação com as religiões era uma das tarefas mais exigentes para os líderes imperiais. As religiões poderiam ser a cola que mantinha um império unido, reforçando a legitimidade dos governantes individuais e da empresa imperial como um todo. No entanto, também poderiam desafiar esta legitimidade e pôr em risco a coesão de um império.
Como os impérios, por definição, governavam populações heterogéneas, tiveram de interagir com uma variedade de cultos, credos e estabelecimentos religiosos. Essas interações passaram da acomodação e tolerância para a cooptação, controle ou supressão; desde o alinhamento com uma única religião até à celebração da diversidade religiosa ou mesmo à invenção de uma nova religião cívica transcendente; e do patrocínio pródigo à indiferença.
Os colaboradores do volume investigam essas dinâmicas nos principais impérios da Eurásia - desde aqueles que funcionavam num cenário religioso relativamente tolerante (a Índia de Ashoka, China Antiga, impérios helenísticos e romano) até aqueles que se aliaram a um único credo proselitista ou não (Irão Sassânida, os impérios cristão e islâmico), àqueles que tentaram acomodar diferentes credos através de políticas de "pagar para rezar" (Tang China, os mongóis), explorando as vantagens e desvantagens de cada uma destas escolhas.
INDEX
Descarregar o livro em: Empires and Gods
Sem comentários:
Enviar um comentário