Icelandic Folklore and the Cultural Memory of Religious Change
Bryan, E.S. (2021): Icelandic Folklore and the Cultural Memory of Religious Change. Arc Humanities Press. Leeds. ISBN: 9781641893756 DOI: 10.17302/BL-9781641893763
Sinopse
Este livro tenta compreender as origens e o desenvolvimento da crença religiosa na Islândia e na grande Escandinávia através das lentes de cinco contos populares islandeses cuidadosamente selecionados, coletados na Islândia durante o século XIX.
Cada uma dessas cinco histórias tem uma história própria: um contexto histórico e cultural, um legado literário, influências de crenças de todos os tipos (ortodoxas e heterodoxas, de elite ou leigas) e modalidades (orais ou escritas) pelas quais a história foi escrita e contada.
Estes fatores deixam uma marca –por vezes discernível, por vezes não– na história, e quando essa marca é legível, os legados e influências sobre estas histórias ganham vida para iluminar uma tapeçaria de memória cultural (isto é, a perceção que uma sociedade tem de si mesma, da sua perceção) do passado e as suas perspetivas para o futuro) e desenvolvimento cultural que de outra forma poderia ficar oculto aos olhos do leitor. Esse é o objetivo deste livro: contar a história de cinco grandes histórias.
INDEX
Preface. p. VI
Introduction: Stories, Memories, and Mechanisms of Belief
p. 1
Chapter 1. The Dead Bridegroom Carries Off His Bride:
Pejoration and Adjacency Pairs in ATU 365 p. 23
Chapter 2. The Elf Woman’s Conversion: Memories of Gender
and Gender Spheres p. 45
Chapter 3. The Fylgjur of Iceland: Attendant Spirits and
a Distorted Sense of Guardianship p. 67
Chapter 4. The Elf Church: Memories of Contested
Sacred Spaces p. 89
Chapter 5. The Stupid Boy and the Devil:
Sæmundur fróði Sigfússon, Magic, and Redemption
p. 117
Conclusion p. 141
Select Bibliography p.149
Descarregar o livro em: Icelandic Folklore
Sem comentários:
Enviar um comentário