sábado, 3 de fevereiro de 2024

A Tetrarquia de Constantino

La Tetrarchia Constantiniana

Zuddas, E. (2023): La tretarchia constantiniana. Fonti e problemi della successione a Constantino (317-340 D.C). Polymnia, Storia Antica. University Press Italiane. Trieste  ISBN: 978-88-5511-390-8

Sinopse  
Quando, em 335, Constantino elevou o número dos seus Césares para quatro, com a adição do seu sobrinho Dalmácio, parece que ele tinha em mente enxertar o princípio hereditário no modelo tetrárquico. 



Qualquer que fosse o desenho, definido ou apenas esboçado, não resistiu à saída do seu criador. A rivalidade entre os césares, cujos papéis haviam ficado indeterminados pela morte repentina do imperador, resultou em tragédia: os soldados eliminaram todos os concorrentes com menos direitos do que os seus filhos. Mas mesmo assim, um período de instabilidade política não pôde ser evitado devido às aspirações frustradas e aos antagonismos entre os novos Augustos. 



Apesar da quantidade de estudos sobre Constantino, ainda não havia sido dedicada uma monografia ao altamente controverso tema da sucessão. Isto permite que surjam as figuras dos herdeiros de Constantino, muitas vezes obscurecidas pela grande sombra paterna.

INDEX


Descarregar o livro em: Tetrarchia Constantiniana

Sem comentários:

Enviar um comentário