Hierarchy in the Forest
Boehm, C. (2001): Hierarchy in the Forest: The Evolution of Egalitarian Behavior. Harvard University Press. Cambridge, Massachusetts ISBN: 0-674-39031-8
Sinopse
Os humanos são por natureza hierárquicos ou igualitários? Em Hierarquia na Floresta aborda-se esta questão examinando as origens evolutivas do comportamento social e político humano.
Christopher Boehm, antropólogo cujo trabalho de campo se concentrou nos arranjos políticos de grupos de primatas humanos e não humanos, postula que o igualitarismo é, na verdade, uma hierarquia em que os febles combinam forças para dominar os fortes.
A flexibilidade política da nossa espécie é formidável: podemos ser bastante igualitários, podemos ser bastante despóticos. O livro traça as raízes dessas características contraditórias nos chimpanzés, bonobos, gorilas e nas primeiras sociedades humanas. Boehm analisa as estruturas de grupo dos caçadores-coletores, depois a segmentação tribal e, finalmente, os governos atuais para ver como essas tendências conflituantes se refletem.
A Hierarquia na Floresta reivindica um novo território para a antropologia biológica e a biologia evolutiva, estendendo o domínio destas ciências a um aspeto crucial do comportamento político e social humano. Este livro é um aparte importante no estudo da base evolutiva do altruísmo.
INDEX
1. The Question of Egalitarian Society p. 14
2. Hierarchy and Equality p. 29
3. Putting Down Aggressors. p. 56
4. Equality and Its Causes p. 77
5. A Wider View of Egalitarianism. p. 103
6. The Hominoid Political Spectrum p.138
7. Ancestral Politics p.162
8. The Evolution of Egalitarian Society p. 184
9. Paleolithic Politics and Natural Selection
p. 210
10. Ambivalence and Compromise in Human Nature
p. 238
References p. 272
Disponivel em: Hierarchy in the Forest
Sem comentários:
Enviar um comentário