La Justicia nás antigua
Terradas Saborit, I. (2019): La Justicia nás antigua. Teoría y cultura del ordenamiento vindicatorio. Biblioteca de Antropologia Vol. 60. CSIC. Madrid. ISBN: 978-84-00-10568-6
Sinopse
Este livro complementa o já publicado pelo CSIC em 2008 (“Justiça Vindicatória”). Este volume tenta inventariar e definir as ações e processos da ordem reivindicatória. Para tanto, expõe os fundamentos teóricos e metodológicos que o permitem.
Para apoiá-los, são levadas em consideração tanto as contribuições da antropologia social quanto as da história e teoria jurídica. O autor se concentra em demonstrar como existe e se desenvolve um sistema jurídico reivindicatório (não separado da moralidade) que não é um pré-direito ou um germe de direito de acordo com as teorias do progresso positivista do direito.
Nesse sentido, o “obstáculo epistemológico” mais enraizado que a tese do livro enfrenta é o reducionismo do âmbito reivindicatório à prática da vingança: uma leitura atenta do legado revela um sistema mais complexo, com outras ações e processos prelativos, mais proeminente.
Este estudo mostra como o sistema de reivindicação atende aos critérios de validade jurídica e eficácia social esperados de um sistema jurídico. Isso, apesar de não ter o Estado de Direito. Porque os sistemas reivindicatórios são os das sociedades que chamamos “primitivas, antigas, medievais” e das comunidades tradicionais relativamente isoladas do Estado.
INDEX
Disponivel em: La Justicia más Antigua
Sem comentários:
Enviar um comentário