PALEOPOETICS
Collins, C. (2013): Paleopoetics. The Evolution of the Preliterate Imagination. Columbia University Press. New York. ISBN: 9780231160933
Sinopse
Christopher Collins apresenta um novo campo de pesquisa que abrange biologia evolutiva, antropologia, arqueologia, psicologia cognitiva, linguística, neurociência e estudo literário.
A paleopoética mapeia os processos seletivos que moldaram originalmente o género humano há milhões de anos e prepararam o cérebro humano para brincar, imaginar, ter empatia e envolver-se em pensamentos fictícios mediados pela linguagem. Seguindo a “Giro Cognitivo” nas Humanidades, Paleopoética apela a uma interpretação mais ampla e integrada da experiência de leitura, que restaure a nossa ligação aos antigos métodos de produção de pensamento que ainda ressoam dentro de nós.
Tratando os aspetos da poética cognitiva, Collins propõe a leitura de literatura usando habilidades cognitivas anteriores à linguagem e à escrita. Estes incluem a capacidade do cérebro de perceber o mundo visível, armazenar as suas imagens e recuperá-las posteriormente para formar eventos mentais simulados. Muito antes de os humanos poderem partilhar histórias através da fala, eles percebiam, lembravam e imaginavam as suas próprias narrativas internas.
Baseando-se numa ampla gama de evidências, o autor constrói uma ponte evolutiva entre o desenvolvimento das habilidades sensório-motoras dos humanos e a conquista da cognição linguística, trazendo a perspetiva científica atual para questões como a estrutura da narrativa, a distinção entre metáfora e metonímia, a relação de retórica para a poética, a relevância da teoria da performance para a leitura, a diferença entre oralidade e escrita e a natureza do jogo e da imaginação.
INDEX
Disponivel em: Paleopoetics
Sem comentários:
Enviar um comentário