quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

O Sonho nas Religiões do Mundo

Dreaming in the World's Religions

Bulkeley, K. (2008): Dreaming in the World's Religions: A Comparative History. New York University Press. New York.  ISBN: 13: 978-0-8147-9956


Sinopse
Desde histórias bíblicas de José interpretando os sonhos do Faraó no Egito até orações contra pesadelos no Rg Veda hindu, culturas em todo o mundo têm visto seus sonhos, antes de mais nada, como experiências religiosamente significativas. 


Nesta visão amplamente partilhada, os sonhos são um meio poderoso de orientação transpessoal que oferece a oportunidade de comunicar com seres sagrados, obter sabedoria e poder valiosos, curar o sofrimento e explorar novos domínios de existência. Por outro lado, as tradições religiosas e espirituais do mundo fornecem a melhor fonte de informações históricas sobre os amplos padrões da vida onírica humana.


O volume descreve a história de como o sonho moldou a história religiosa da humanidade, dos Upanishads do Hinduísmo ao Alcorão do Islã, do sonho de concepção da mãe de Buda aos pesadelos sexualmente tentadores de Santo Agostinho, da busca da visão Ojibwa. às viagens dos aborígenes australianos no Dreamtime. Trazendo sua experiência em psicologia, Kelly Bulkeley incorpora uma consideração acessível da neurociência cognitiva e da psicologia evolutiva nesta fascinante visão geral.




Sonhando nas Religiões do Mundo oferece um retrato cuidadosamente pesquisado e escrito de forma acessível do sonho como uma força poderosa, imprevisível e muitas vezes iconoclasta na vida religiosa humana.

INDEX

Introduction  p. 1

1 Hinduism  p. 20

2 Chinese Religions  p. 50

3 Buddhism  p. 79

4 Religions of the Fertile Crescent  p. 110

5 Religions of Ancient Greece and Rome  p. 138

6 Christianity  p. 167

7 Islam  p. 192

8 Religions of Africa  p. 213

9 Religions of Oceania  p. 231

10 Religions of the Americas  p. 249

Conclusion  p. 269

Notes  p. 281

Bibliography  p. 301



Disponivel em: Dreaming in the World's Religions

Sem comentários:

Enviar um comentário